Fábio Faria surge como nome mais viável entre bolsonarismo e 'centrão' à Presidência da Câmara
Por Erinaldo Silva no RN 360º
Atual Ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, Fábio Faria (PSD-RN) surge como o nome mais viável do bolsonarismo para a disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados. Licenciado do seu 4º mandato de deputado federal, o parlamentar potiguar que é, ao mesmo tempo, tanto do governo quanto do chamado ‘centrão’, teve participação importantíssima na articulação que aproximou o grande bloco político e o governo Bolsonaro.
A princípio o presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) demostrou preferência pelo nome do deputado Arthur Lira (PP-AL). Entretanto, este se mostra cada dia mais inviabilizado, razão pela qual vem perdendo a preferência para Fábio Faria, o qual, à frente do Ministério das Comunicações, já mostrou que é um político bastante habilidoso em sua relação com o Congresso Nacional. Prova disso é que desde que o parlamentar potiguar foi posto à frente da pasta da Comunicação, a relação do Governo Bolsonaro melhorou consideravelmente tanto com o Congresso quanto com a imprensa.
![]() |
(Brasília – DF, 17/06/Fpo2020) Solenidade de Posse do senhor Fábio Faria, Ministro de Estado das Comunicações. Foto: Carolina Antunes /PR |
Decisão do STF
Ontem, por 6 votos a 5 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); não podem disputar a reeleição na mesma legislatura. Decisão acertada que tirou os dois das futuras disputas e favoreceu o bolsonarismo.
Eleição
A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados ocorrerá em 1º de fevereiro de 2021. Até lá, ainda resta um tempo considerável para Fábio Faria articular, juntamente com o governo, uma candidatura favorita, capaz de unir bolsonarismo e grande parte do ‘centrão’.
Nenhum comentário: