As principais qualidades do CrossFox
Se
você está pensando em comprar um carro compacto, o Volkswagen CrossFox
pode ser uma ótima pedida, afinal, ele reúne excelente custo-benefício,
brindando os motoristas brasileiros com um carro de qualidade, econômico e que
reúne características singulares.
Quer
conhecer um pouco mais deste fenômeno de vendas da montadora alemã? Acompanhe
neste post alguns detalhes sobre o CrossFox e sobre o mercado automotivo
brasileiro!
Histórico e fabricação
O
Volkswagen Fox era originalmente um carro de turismo com carrocerias de sedan
de duas e quatro portas, bem como um carro rural de duas portas baseado no
Volkswagen Gol/Voyage para o mercado americano entre 1987-1999. Tinha um motor
dianteiro longitudinal com tração dianteira.
Posteriormente
chegaria um novo veículo que usaria este nome mas desta vez em vez de ser um
sedã passa a ser um segmento urbano B produzido pela subsidiária da fabricante
alemã Volkswagen no Brasil e na Argentina
também exportado para o México, América Central e do Sul e Europa (apenas
versão 3 portas, de 4 lugares): tratava-se do Volkswagen Fox, que foi o pai do
aventureiro CrossFox.
Criado
para pessoas que aceitam desafios, que procuram um automóvel que mostre a sua
personalidade. O CrossFox consegue combinar a manobrabilidade e flexibilidade
de um veículo compacto com a estética de um SUV, com adaptações que permitem a
sua condução em estradas exigentes.
O veículo
Fox foi desenvolvido inteiramente no Brasil e é produzido em duas fábricas (São
José dos Pinhais para o mercado sul-americano e São Bernardo do Campo para
exportação para a Europa). A particularidade do CrossFox destinado ao Brasil é
o motor 1.6 "Flexfuel", desenvolvido com a Bosch: pode ser abastecido
indiferentemente com gasolina ou álcool e tem uma potência em torno de 100 HP.
O
carro foi o sucessor do VW Lupo na Europa e foi apresentado pela primeira vez
na Alemanha na Auto Mobil International, no ano de 2005. No Brasil, já está
disponível um modelo revisado, o Novo Fox, que tem como base o visual do VW Golf.
Um modelo sucessor foi desenvolvido pela VW como o estudo New Small Family, que
é conhecido como o VW up! e substituiu o Fox em dezembro de 2011.
Mercado automotivo
brasileiro e o CrossFox
O
mercado de automóveis no Brasil é fundamentalmente diferente dos mercados da
Europa. Na América do Sul, carros pequenos, modelos compactos e pequenas
picapes SUV dominam o setor de vendas de veículos. No primeiro trimestre de 2020,
o mercado brasileiro (automóveis de passageiros e comerciais leves/picapes)
cresceu 4,25%. E exatamente 847.798 dessas unidades vendidas eram automóveis de
passageiros e 143.677 veículos comerciais.
A GM
é líder de mercado com uma participação de mercado de 17,7%. Seguem-se a Fiat
com uma quota de mercado de 13,6% e a VW com 12,6%. A Ford tem 9,4%, Hyundai
9,4%, Toyota 8,9% e Renault 7,4%. E a lista é seguida por veículos das
montadoras Honda (6,6%), Jeep (4,0%) e Nissan (3,4%).
Como
forma de beliscar o mercado brasileiro de SUVs, mesmo que de forma
exploratória, a VW projetou o modelo Cross Fox para ser um veículo de entrada,
de modo a apresentar ao mercado um modelo ressignificado, sendo uma variante
ligeiramente off-road com maior distância do solo e um "visual off-road
sutil". O CrossFox é alto sobre rodas grandes de 15 polegadas e finge ser
um pequeno veículo off-road.
Características e design do modelo CrossFox
O
CrossFox reúne recursos importantes em seu design que reforçam sua robustez e
esportividade. O design lateral com estribos, luz de viragem integrada nos
espelhos retrovisores e o nome do modelo nas portas aumentam ainda mais seu
dinamismo. A roda sobresselente montada na porta traseira e as barras de
tejadilho longitudinais confirmam ainda mais o distinto design SUV do CrossFox.
Por
dentro, destacam-se materiais de qualidade e detalhes exclusivos do modelo. O
painel de instrumentos de quatro agulhas combina harmoniosamente com o console
central estendido, que incorpora controles de controle de temperatura com
inserções cromadas. A pedaleira de alumínio e a alavanca das mudanças com o
nome do modelo conferem mais desportividade. Os painéis das portas incorporam
estofamento e tornam o interior redesenhado do CrossFox ainda mais envolvente.
Versões CrossFox disponibilizadas pela
Volkswagen Brasil
O CrossFox
tem três níveis de acabamento, sendo o inicial o Comfortline, uma versão que
incorpora itens importantes de conforto como ar condicionado, direção
hidráulica, banco do motorista com altura ajustável, volante multifuncional com
altura e profundidade ajustável, computador de bordo, travamento central e
faróis de nevoeiro, entre outros.
A
versão intermediária é a Trendline, para a qual, além de todas as citadas,
eleva vidros e retrovisores externos com controle elétrico, airbag para
motorista e passageiro dianteiro, rodas de liga leve de 15 polegadas e
computador de bordo interativo I-System.
A
versão com mais conteúdo é a Highline, que incorpora itens importantes de
conforto e segurança, ABS, teto solar elétrico, volante revestido em couro e
função de inclinação (ao inverter o retrovisor direito abaixa automaticamente
para poder ver a distância até o meio-fio).
Desempenho e motorização do VM CrossFox
O
CrossFox é um pequenino com desejo de gigante. Está equipado com um motor 1.6 L
101 cv, que oferece uma excelente relação entre potência, torque e consumo. A
elasticidade e a resposta de seu motor em baixas rotações demonstram todo o
potencial do modelo, que, combinado com a caixa de câmbio MQ 200 de 5 marchas,
proporciona agilidade e consumo dominado – algo que agrada muito ao motorista
brasileiro.
De
forma geral, CrossFox vem equipado com pneus mistos para um manuseio em estrada
agradável e excelentes habilidades off-road. Ele também incorpora embreagem
hidráulica e acelerador eletrônico que fornecem um passeio suave e conforto de
manuseio incomparáveis, algo bem característico aos veículos com a qualidade da
Volkswagen, montadora que tem grande credibilidade por vender automóveis de
qualidade no país. Na entrega, o CrossFox também agrada e pode ser um excelente
veículo de entrada para quem começou a dirigir ou deseja qualidade e
eficiência, a um custo inicial: ele chega a atingir uma velocidade máxima de
173 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos. Incrível, não é mesmo?!
Gostou destas informações sobre o Volkswagen
CrossFox? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!
Imagem:
Pixabay
Nenhum comentário: