Publicidade topo

Tucanos e Rosalba no fiel da balança da sucessão ao governo estadual


Gilberto de Sousa / Da Redação

O favoritismo da senadora Fátima Bezerra (PT) na corrida pelo governo estadual, reforçado pela pesquisa FIERN/Certus, seja pela construção da sua trajetória política e ainda pelo fato de estar surfando no momento nacional irradiada pelo efeito Lula, seja própria desarrumação dos adversários, não deixa de perturbar a concorrência e exigir pressa na definição de alianças.

É nesse contexto que os grupos que não encontram espaço na composição com o PT e que estão igualmente com pré-candidaturas postas movimentam-se intensamente nos bastidores com régua e compasso.

No entanto, à disposição está o eleitorado que não pretende votar em ninguém até aqui e ainda os indecisos que correm por fora dos votos cristalizados, um arsenal considerável que realça a máxima de que "não existe eleição ganha". 

E é nessa plataforma que confortavelmente estão os tucanos, liderados pelo presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira e o grupo da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP). Enquanto o tempo passa, eles se alternam no chamado fiel da balança.

O PSDB de Ezequiel por ter se tornado um partido forte com a amplidão de quadros consideráveis e espalhados em bases por todo Rio Grande do Norte. Já a prefeita Rosalba Ciarlini, embora amargue algum desgaste fruto das dificuldades administrativas, não pode e nem deve ter sua força de decisão subestimada como a maior eleitora do segundo maior colégio eleitoral do estado.

É percebendo os ares desse poder que ambos guardam para mais adiante ou até no apagar das luzes da pré-campanha, a decisão para que lado devem inclinar. Lógico que a depender da atração de detalhes políticos e espaços a serem negociados.

O PSDB quer inserir o ex-senador Geraldo Melo numa posição favorável a disputa pelo Senado, entre outros fatores. Já o grupo da prefeita Rosalba Ciarlini, deve ir além de indicar um nome numa composição majoritária. E nesse ínterim, a acomodação de quadros nesse conjunto de valores é o que mais pesa e que tem dificultado os entendimentos, enquanto o tempo urge. 

Imagens: Reprodução
Tecnologia do Blogger.