Publicidade topo

Nível das águas baixa após providências, mas perigo de enchente continua preocupando moradores em Triunfo Potiguar


As águas no açude Juremas, em Triunfo Potiguar baixaram cerca de um metro, após um trabalho urgente de escavação na parede próximo ao sangradouro, mas o perigo ainda é iminente. Máquinas escavadeiras providenciadas pelo proprietário da área fizeram duas aberturas na parede para tentar desviar o curso das águas, temendo a força das enxurradas.

O açude Juremas, ou do Jerônimo, como também é conhecido, recebeu no final de semana, grande volume de água proveniente do açude de Várzea Comprida, também na região, que ganha o curso para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.

No entanto, não afastou o perigo de enchentes na cidade, que desde o domingo, tem deixado moradores e autoridades apreensivos. Nos últimos dias choveu cerca de 200 milímetros no entorno de Triunfo Potiguar, o que tem provocado o aumento acelerado das águas dos açudes da região e a ameaça de rompimento de barragens.


A partir daí os moradores da área ribeirinha foram aconselhados a deixarem suas residências, enquanto a Defesa Civil do Município, com o apoio da Polícia Militar, ofereceu apoio as famílias ameaçadas de ficarem desabrigadas.

O blogueiro Emanuel Silva confirmou que as aulas da rede municipal foram suspensas e que as escolas já estão à disposição das famílias. Inicialmente, cerca de 40 casas podem ser atingidas caso haja rompimento na barragem. Porém, a forte enxurrada que se prenuncia que continuam as chuvas fortes, pode provocar uma ceia jamais vista em toda a cidade.

Imóveis como a sede da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Triunfo Potiguar e a Igreja Matriz podem ser alcançados, assim como outros pontos no próprio centro da cidade.

Enquanto isso, algumas estradas vicinais já em consequência da erosão feita pela correnteza. O sinal é de alerta, principalmente porque o Rio Paraú, que recebe água desses locais já vem recebendo grande volume de água nos últimos dias.


Gilberto de Sousa
- da Redação
Fotos: Cedias
Tecnologia do Blogger.